segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Os Goonies de James Khan


Avaliação:   | 240 páginas; Editora DarkSide

Os Goonies é, originalmente, um filme dos anos 80, do diretor Steven Spielberg. Apesar de já ter ouvido falar, até ganhar esse livro de natal eu não fazia a menor ideia sobre o que se tratava a história. Ainda assim, fiquei animada para ler.
No sótão dos irmãos Mickey e Brand, repleto de objetos do museu onde o pai deles trabalha, os dois garotos e seus amigos Gordo, Bocão e Dado encontram um antigo mapa do tesouro do famoso pirata Willy Caolho. Prestes a serem despejados de suas casas, que serão demolidas para viraram um campo de golfe do clube da cidade, essa é a última vez que eles talvez estejam juntos e Mickey convence os outros a partirem em busca desse tesouro com ele. Andy e Stef acabam se juntando ao grupo mais para a frente.
Nessa história simples, mas cativante, nós acompanhamos esse grupo de crianças, enquanto elas tentam fugir de assassinos procurados pela polícia e procuram pelo navio naufragado há tanto tempo. Ao longo dessa aventura nós conhecemos mais de cada um deles e vemos a amizade entre eles crescer e os obstáculos do caminho os unirem. Mickey, o protagonista e narrador da história, é quem continuamente motiva os amigos.
É um livro curto, com uma trama envolvente, apesar de não ser espetacular. Com certeza quem assistia ao filme quando criança vai sentir uma conexão maior. No entanto, eu passei um tempo divertido com a leitura. Apesar dos capítulos serem longos, eram dinâmicos, e sempre tem algo acontecendo ou uma nova informação sobre algum dos personagens. Sem contar que você quer saber se eles realmente vão encontrar algo ou se foi tudo apenas uma ilusão infantil.
Por falar nos personagens, eles não são nada complexos, porém possuem características bem marcantes, que os destacam de alguma forma e o tornam parte do grupo, sendo úteis em algum certo momento.
Há diversas referências no livro, que são explicadas no rodapé. Muitas coisas da década de 80 e dos EUA, é claro, portanto é difícil entender sem as notas e não significaram muita coisa para mim. 
Os Goonies é uma aventura infanto-juvenil, com um toque de suspense/terror, descontraída, que me conquistou pela simplicidade mesmo. E agora só me falta assistir ao filme.


5 comentários:

  1. Essa edição é linda! Esse é um dos muitos livros da Dark Side que eu estou desejando esse ano. Eu já vi algumas coisas do filme, mas não me lembro se cheguei a assistir. No mais é uma história que me chama a atenção. Adorei a resenha! Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ha esse livro é maravilhoso, tinha visto ele em uma livraria e fiquei com muita vontade de levar, mas só pela aparência, a história não me despertou muita vontade de comprar, única coisa que me impediu na verdade.
    bjos

    http://geekinsana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho engraçada essa fase do mundo em que nós temos, também, livros inspirados em filmes e não só o contrário. Também nunca assisti Os Goonies, apesar de todo mundo falar que é um clááássico e tals. A história parece simples e bem fofinha, mas, me conhecendo, acho que nesse caso eu ia preferir só o filme mesmo, haha.
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei super dividida com esse livro agora . Amei e tive medo da capa . E a história me parece fora do comum o que é um máximo!! Ótima dica

    http://sushibaiano.blogspot.com.br/2016/01/tag-pokemon-book.html

    ResponderExcluir
  5. Nunca assisti o filme (nunca tinha ouvido falar desse filme) mas esse livro me encantou! Adoro livros infanto-juvenil que tenham suspense e terror.

    paperdream-s.blogspot.com.br

    ResponderExcluir