segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A Espada do Verão de Rick Riordan


Avaliação:   | 448 páginas; Editora Intrínseca

Esse é o primeiro livro da nova trilogia de Rick Riordan chamada Magnus Chase e os deuses de Asgard. A única coisa que eu já tinha lido do autor era a série Percy Jackson e os Olimpianos e, apesar de gostar, não está entre os meus preferidos. No entanto, não faço ideia do porquê, mas desde que descobri sobre esse livro do Magnus Chase eu estava doida de vontade de ler. Assim que foi lançado eu o comprei e logo quando chegou comecei a ler.
Magnus é um adolescente que vive nas ruas após sua mãe ser assassinada por lobos - um detalhe que ele prefere evitar lembrar. Até que um dia ele se vê procurado pelo tio, com quem pouco teve contato durante a infância, e lhe é revelado que ele é filho de um deus nórdico. E ele precisa utilizar a espada lendária de seu pai para atrasar o fim do mundo - o Ragnarök.
A partir daí começam as aventuras bem no estilo Percy Jackson, característico do autor. Particularmente eu gosto, acho divertido que o Rick Riordan chegou num ponto do humor em que ele parece satirizar as próprias histórias. O ritmo da trama é acelerado e há muitos acontecimentos. É como um jogo de rpg, cheio de quests a serem realizadas a cada novo personagem com o qual Magnus se encontra e muitas lutas contra diversos monstros.
Logo de cara já me apaixonei pelo Magnus. Ele tem um senso de humor irônico e sarcástico, que é o meu preferido (admito que ele parecer com o Kurt Cobain também me fez gostar mais dele hahahah). Seu grupo de amigos é formado, principalmente, por um anão - que sonha em ser estilista e por isso é desmerecido pelos outros de sua espécie - e um elfo, também pária, mas por ser surdo e mudo, apesar de ser um estudante hábil de magia de runas.
Eu amo um crossover e o Rick Riordan, pelo que sei, sempre faz essa mistura de histórias através de seus personagens (no caso, Magnus é primo da Annabeth, de  Percy Jackson). O que também me soa muito bacana por deixar implícito que todas essas mitologias coexistem e todos os deuses são verdadeiros.
Eu não conhecia absolutamente nada sobre mitologia nórdica e algumas vezes senti que eu poderia estar perdendo alguma piada, mas também aprendi muitas coisas. Eu sou do tipo de pessoa que pesquisa tudo que encontra em livros, então essa história acabou me dando a motivação que faltava para eu realmente ir atrás de ler um pouco sobre o assunto.
Não foi um livro incrível para mim, mas me divertiu bastante e me manteve presa o suficiente para estar sempre animada para ler o próximo capítulo. Eu certamente lerei os outros livros da série.


9 comentários:

  1. Eu ainda não li nada do Rick Riordan, mas coloquei Percy Jackson como meta de projeto para 2016, pois quero muito saber se é tudo aquilo que falam.
    Sobre essa nova série, eu gostei da capa, e adoro mitologia nórdica, mas não sei se vai engrenar :(

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei Percy Jackson bem legal, mas não adoreeeei. Se a série tivesse UM livro a mais, eu não aguentaria hahaha Mas acho que vale a pena dar uma chance!

      Excluir
  2. Ooi, tudo bom?
    Sou apaixonada pela mitologia nórdica, e quando vi o livro na livraria, não resisti hahah
    Amei esse livro e fiz recentemente uma resenha dele lá no meu blog, vem conferir!
    http://myliteraryparadise.blogspot.com.br/2015/12/resenha-espada-do-verao.html
    Já estou seguindo o blog, beijos

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida, não fiquei com vontade de ler! hahaha Que doida né, vindo aqui para comentar que não quero ler.
    Eu estava com vontade de dar uma chance ao Riordan, pois acho Percy Jackson muuuuito chato. Mas lendo aqui sua descrição do livro, percebi que ia continuar não gostando da escrita dele.
    Além disso, amo a mitologia nórdica e acho que ele deve ter sido meio "raso" no conteúdo. Mas eu ri na foto do capítulo, hahaha, "temos jujubas".

    Beijos!!
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a ideia dele é mais brincar com as mitologias através de referências, então de fato ele não se aprofunda nas histórias. Eu não adoooro os livros dele, mas os acho divertidos. Mas se não gostou de Percy Jackson, provavelmente não vai curtir esse também hahaha
      E comentários são legais mesmo assim hahahaha
      Beijo!

      Excluir
  4. Eu gostei muito desse livro! Li todos do Percy (as duas séries e os adicionais), e estava animada para ler este. Adoro mitologia, e apesar de não saber tanto sobre a nórdica, também aprendi bastante! O tio Rick tem uma escrita muito envolvente, e ele faz um trabalho fantástico de pesquisa para escrever os livros. <3 Já estou esperando a continuação! Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até porque essa é a área de estudo e interesse dele, né? Acho fundamental que um autor saiba sobre o que ele está falando e o Rick manja bastante do assunto mesmo. E é legal que ele consegue criar algo leve e divertido sobre essas mitologias.
      Estamos esperando! hahaha
      Beijo

      Excluir
  5. Cara, adorei essa capa e a resenha me deixou muito afim de ler!
    Adoro esse tipo de fantasia e sempre quis ler esse autor (não li Percy).
    Acho que vou me aventurar nessa história em breve! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é linda! A ilustração, as cores, tudo muito maravilhoso!
      Leia sim! Não sei se você sabe algo sobre mitologia nórdica, mas foi engraçado pra mim conhecer através desse livro, foi bem divertido hahaha

      Excluir