segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Austenlândia de Shannon Hale


Avaliação: ☆ | 240 páginas; Editora Record


Jane é uma mulher de 30 anos, que já passou pelos mais diversos tipos de relacionamento. Cada vez mais desiludida, ela tem como o máximo da perfeição masculina Sr. Darcy, personagem de Orgulho e Preconceito de Jane Austen. E nenhum homem real jamais chega a seus pés.
Preocupada com a situação de Jane, sua tia-avó Carolyn lhe deixa como herança um mês em Austenlândia, na Inglaterra. Trata-se de um resort de férias, onde as mulheres vão para vivenciar o período regencial, como em um romance de Austen. 
A cada início de capítulo há um breve resumo sobre cada um dos "namorados" que Jane já teve e como eles terminaram. Esses poucos parágrafos dão um tom de graça e compreensão para a história e a personagem.
Achei a trama e a protagonista muito pertinentes e reais. Jane passa o tempo todo de sua estadia em Austenlândia em dúvida, querendo aproveitar o lugar, mas ao mesmo tempo se sentindo sem graça por estar ali. Ela quer se deixar levar pela ilusão, por aquelas poucas semanas, para só então enfrentar a realidade, de cabeça erguida. Porém ela mantém sempre em mente que o local é repleto de atores e nada é de verdade. Pode ser um pouco cansativo acompanhar esse vai-e-vem dela, mas achei muito plausível.
Com exceção de Jane, os personagens não são tão aprofundados. Estão ali por algum motivo, mas não precisam ser complexos, apenas preencher o ambiente.
O livro é um chick-lit e, como é de se esperar do gênero, bem leve e descontraído. A parte com que mais me diverti, para ser sincera, foi o final; acho que a história se mantém no mesmo ritmo durante o livro todo e somente no final temos algo mais emocionante. O desfecho é engraçado, feliz e verdadeiro - apesar de algumas loucuras.



4 comentários:

  1. Hum, mas este livro parece ser demais, né? Adoraria ler, aliás, seu blog ´mto fofo, amei! Eu tb vou segui-lo, ctz :) tb tenho um blog, adoraria que vc pudesse segui-lo e dar uma olhada nos posts http://livroarbitriodotco.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem gostosinho de ler sim.
      Muito obrigada! (:

      Excluir
  2. Não é o tipo de livro que eu compraria pela capa ou pela sinopse; mas, pelos pontos positivos ressaltados, se um dia eu o ver em promoção pode ser que eu o traga pra casa.
    O que o livro, ou pelo menos a resenha dele, me fez ter certeza, é de que pelo menos os livros da Jane Austen eu devo ler, e com urgência! (Nem Orgulho e Preconceito eu li ainda, olha que vergonha hahahah).
    Excelente resenha, como sempre; só acho que poderia escrever mais (gosto de ler o que você escreve).

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane Austen é muito bom, mas você precisa estar aberto ao romance e à ironia com que ela trabalha as críticas sociais, principalmente relacionadas ao papel da mulher na sociedade da época. Muita gente pensa que Austen é apenas amor e isso é meio triste.
      Eu gosto de fazer resenhas curtinhas, acho mais gostoso de ler hahaha Mas sempre tem umas em que eu me empolgo mais.
      Muito obrigada (:

      Excluir