sexta-feira, 28 de março de 2014

Chocolate de Joanne Harris

Avaliação: 
[300 páginas; Editora Record]

Sempre adorei o filme, mas por incrível que pareça só fui descobrir que se tratava de uma adaptação de livro recentemente. Consegui meu exemplar facilmente em um sebo e adorei passar um tempo na França (justamente agora que comecei aulas de Francês! hahaha).
A história gira em torno da população da aldeia de Lansquenet-sur-Tannes, nas reviravoltas das vidas de algumas pessoas e, principalmente, no conflito entre a Igreja e a loja de chocolates.
Temos dois pontos de vista nesse livro: o de Vianne Rochet, a cigana que chega na aldeia com sua filhinha e abre uma loja onde vende chocolates artesanais e Reynaud, padre que tenta unir as pessoas em sua ideologia religiosa. 
Reynaud acha que Vianne é uma afronta à Igreja e usa de sua influência para tentar manipular os aldeões para a evitarem. Vianne por sua vez encara o padre como uma ameaça pessoal (e isso é explicado no livro, portanto não me aprofundarei).
Já vou avisar que o livro e o filme são bem diferentes. Existem pontos em comum, claro, mas ainda assim não tem muito a ver um com o outro. 
No livro a história de vida de Vianne é diferente e descobrimos isso através de suas recordações. Ela é incrivelmente apegada à filha e sua vontade é a de se estabelecer em um lugar. Apesar de achar que a mãe era um tanto exagerada em suas crenças ciganas, Vianne tem um dom em que confia e se utiliza dele para fazer bem às pessoas: ela consegue sentir as energias - às vezes mesmo os pensamentos - delas e sabe o chocolate preferido de cada um. O poder dos chocolates é inesperado, mas evidente ao provocar o mais variado tipo de sensação.
As vidas de vários personagens se intercalam, sofrem mudanças, possuem segredos e o livro termina de maneira a mostrar que a aldeia continuou a se movimentar; não é algo conclusivo, dá a entender que passamos um tempo acompanhando o desenrolar de alguns acontecimentos, mas que após fecharmos o livro as pessoas ali ainda vivem.
Apesar desse tipo de história não me atrair nem um pouco, passei um tempo ótimo com ela. É um livro e um filme que recomendo, com toda certeza!

6 comentários:

  1. Eu conheço o filme mas não sabia que era de um livro também hahaha
    beijão
    http://umdiariodememorias.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Ainnn!!! Que bacana!
    Fiquei com vontade de ir á Paris também!

    Que demais o teu blog!
    Parabéns! =)

    Vanessa Vieira
    Pensamentos Valem mais que ouro
    Nós poéticos e Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Só seria melhor se eu estivesse DE VERDADE na França - quem sabe um dia! hahahah

      Excluir
  3. Amo tudo no filme, Johnny Depp, Juliette Binoche, o chocolate rsrsrs roteiro, tudo! Quero ler o livro também, assim como você não sabia que era adaptação. Amei seu blog e já olhei duas ou três páginas dele e pelo que vi, seu gosto literário é bem parecido com o meu, curti e estou seguindo, bjoo^^!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Tenho um pouco de dificuldade de encontrar pessoas com um gosto literário parecido com o meu (:
      Muito obrigada pela visita e por seguir!

      Excluir
  4. http://makeeasas.blogspot.com.br/
    Dê uma olhada no meu blog, espero que goste^^!!!

    ResponderExcluir