terça-feira, 19 de novembro de 2013

A Menina Que Não Sabia Ler de John Harding

Avaliação: 
[282 páginas; Editora LeYa]

Primeiramente, gostaria de comentar que a tradução do título para o Brasil foi meio nada a ver. O livro chama-se, no original, Florence and Giles. Tudo bem, no começo a Florence realmente diz que não sabia ler, mas ela aprende sozinha e durante todo o livro ela já é alfabetizada, apesar de ninguém saber disso. Porém esse é apenas um detalhe; não é tão relevante para a história a ponto de virar o título do livro. Sério.
Florence vive com o irmão mais novo, Giles, a governanta, Sra. Grouse, e alguns criados, na casa de um tio, que eles nunca veem. Após a morte trágica de sua tutora, eles recebem uma nova, que é muito misteriosa e passa a perturbar Florence. A menina acredita que a mulher quer levar seu irmãozinho embora, para longe.
A história tem um teor sobrenatural e misterioso. Florence é uma personagem muito interessante (seus autores preferidos são Shakespeare e Edgar Allan Poe, me identifiquei, toda feliz! hahaha); apesar de ter apenas 12 anos, é muito esperta e encara, corajosa, a estranha tutora, lutando para salvar seu irmão e mantê-lo perto de si. Adoro esse tipo de história fantasiosa e meio creepy, e estava achando esse livro sensacional - até chegar o desfecho. 
Eu gostei, sim, do final. Achei-o incrivelmente surpreendente, nos mostra uma face completamente diferente da situação. Porém não há explicação nenhuma! Todos os mistérios criados durante a trama simplesmente morrem e você fica sem saber nada! A única coisa que se esclarece um pouco (porque é apenas comentada de forma muitíssimo sutil), na verdade, não foi uma surpresa para mim, porque era algo que eu imaginava desde o princípio.
Avaliei com quatro estrelas, porque é realmente um livro incrível, que merecia cinco, se não tivesse terminado com tantas questões não concluídas - coisa que eu detesto profundamente.

5 comentários:

  1. Eu também li este livro recentemente e o final me decepcionou bastaaaaante! Achei meio sem noção, mas gostei do desenrolar da história.

    Depois do Para Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo que eu ouvi falar sobre esse livro se decepcionou com o final... Uma pena, né? O livro é muito bom, mas deixou a desejar no fim. =/

      Excluir
  2. Oi Aline! Eu não li esse livro mas já ouvi falar muito dele, inclusive sobre o final decepcionante que você citou rs. Nunca me interessei a ler porque geralmente esses livros que tão na 'moda' me decepcionam mesmo. Mas fiquei animada de saber que a garotinha curtia ler Poe, adoro ele! haha Beijos, Bruna. http://chanelfakeblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem sabia que tava na moda, encontrei esse livro super por acaso! hahaha Estava na minha lista há tempos.
      Poe é incrível, né? É um dos meus preferidos! (:

      Excluir
  3. Olá!!!, Deus te abençoe boa tarde, amiga ótima resenha
    mais não conheço o livro sucesso amiga.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir