domingo, 15 de setembro de 2013

A Esperança de Suzanne Collins

Avaliação: 
[424 páginas; Editora Rocco]

A Esperança é o último livro da trilogia dos Jogos Vorazes. Toda a violência que era esperada no primeiro livro encontra-se neste. Sério.
Enfim a guerra começou. Todos os distritos se rebelam contra a Capital e a maior resistência é o Distrito 13. No subterrâneo, os rebeldes treinam para o combate e mantém os refugiados seguros. O plano é invadir a Capital e matar o presidente, para tomarem o controle.
Há mortes o tempo todo, muito sangue, mutilações, tripas, enfim... Esse é o mais violento de todos os livros. Inclusive, não vou dar um super spoiler, mas tem uma morte em especial que me chocou muito. Eu não esperava que aquele personagem fosse morrer. Eu continuei lendo, pensando "isso não aconteceu mesmo", esperando a cena que mostraria a pessoa provavelmente toda entubada num hospital, mas viva. Porém a pessoa morreu mesmo e eu estou surpresa até agora - e com um pouco de raiva também.
Katniss se machuca o tempo todo. Cenas dela recebendo remédios e no hospital são frequentes. Mentalmente, ela também não passa bem. Está muitíssimo perturbada. E não é a única.
O final é óbvio, devido ao curso dos acontecimentos, e surpreendente ao mesmo tempo. A escritora foi muito realista quanto ao desfecho e quanto às sequelas que toda a guerra e os Jogos deixaram em todos os personagens. Tudo se desenvolve de uma maneira muito natural e eu fiquei feliz por isso; fez sentido.
Gostei muito dos personagens, principalmente dos protagonistas. Katniss é uma verdadeira heroína e completamente humana.

PS.: Li todos os livros emprestado, mas com certeza vou comprar o box para tê-los e, quem sabe, relê-los depois. Realmente gostei da trilogia!
Algo que adorei nesse terceiro livro foi a música da Árvore-Forca, que Katniss canta e relembra durante a história. É sombria e ao mesmo tempo bonita, uma combinação de que eu sou fã.
Achei essa versão criada por uma fã - ela criou a melodia, fez o arranjo e é a cantora. Só a letra que é a da Suzanne Collins. Viciei nessa música, não paro de cantá-la! hahaha



6 comentários:

  1. Até agora li só o primeiro e fico feliz de saber que os outros dois mantem a mesma qualidade.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li...Fiquei tão surpresa quanto vc!
    Mais amei o fim, foi bem melhor do que em chamas!

    http://livroscombolinhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu amei essa série , sou muito fã mesmo, tenho o box e quero muito reler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou comprar o box com toda certeza! E imagino que eu vá reler um dia. Também estou querendo comprar um broche de tordo, acho bonito! (:

      Excluir
  4. Adorei a melodia, só ñ entendi a letra completamente.
    Inglês ruim é assim mesmo né rsrs

    Obrigada pela visita.
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena! A letra é sombria e linda, ao mesmo tempo. Procure a tradução - ou então espere até ler o livro, tem a letra da música em português! (:

      Excluir